Estado inaugura Centro Juvenil de Ciência e Cultura
Os estudantes da rede estadual de ensino do município de Itabuna (355 km de Salvador), que cursam do 9° ano ao 3° do Ensino Médio, contarão agora como novas experiências de aprendizagem, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura. A unidade, da rede estadual de ensino, será inaugura pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (17), às 14h. O Centro Juvenil irá funcionar em um prédio anexo ao Colégio Estadual de Itabuna, no bairro do São Caetano e vai oferecer, gratuitamente, nove oficinas criativas, que os estudantes da rede estadual no município poderão fazer no turno oposto aos quais estão regularmente matriculados.
A aula inaugural do Centro Juvenil será aberta ao público e inclui apresentações teatrais e musicais, aula de dança e atividades como a casa mostro, rapel, escalada, slackline e desfile da fanfarra do Colégio Estadual de Itabuna. As inscrições para as nove oficinas oferecidas continuam abertas e os interessados deverão comparecer ao Centro Juvenil, munidos de documentos como carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de matrícula da rede estadual. Outra opção é baixar o formulário disponível no blog www.cjccitabuna.blogspot.com, preencher e entregar no Centro Juvenil juntamente com a documentação necessária. Cada estudante pode cursar até quatro oficinas em turno oposto ao da escola regular. As aulas se iniciam na próxima segunda-feira (22), das 8h às 20h, sempre de segunda a sexta.
A estrutura da unidade é composta por cinco salas ambientes: sala de leitura e produções literárias, sala de produção audiovisual, sala de transformação e reciclagem, sala de recursos e multimeios e sala de teatro e dança. Além disso, o espaço externo contém uma quadra esportiva e área recreativa. Atualmente o centro conta com 200 estudantes matriculados, distribuídos em 30 turmas.
Mais sobre os Centros Juvenis – Os Centros Juvenis são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional, ampliando o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas. Oportunizam também que os estudantes descubram sua vocação profissional a partir das experiências vivenciadas. Para atender a 11 mil estudantes, em 2016, o Estado conta com Centros Juvenis em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna Barreiras e Vitória da Conquista.